sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Actividades extra-curriculares

Muito antes de ser mãe, sempre achei um exagero a quantidade de actividades extra curriculares a que as nossas crianças estão sujeitas. Até porque a maior parte das vezes o objectivo não será que o filho estude e aprenda mas que se mantenha ocupado, esquecendo muitas vezes que a criança precisa de brincar, de tempo livre mas dando aos pais mais tempo para a vida deles e estarem mais tranquilos.

Claro que se não houver outra solução os pais terão de encontrar outra solução, mas será melhor ver a actividade que o filho terá mais apetência ou então estas ocupações podem mais tarde tornar-se num grande problema.

Devemos sempre deixar os nossos filhos escolher, porque assim maior é a dedicação e maior a vontade de participar em actividades e claro está será muito proveitoso para a criança quer no presente como num futuro próximo.

Cada vez existem mais entidades/ associações que oferecem estes serviços, devemos ter sempre atenção à formação dos responsáveis e também à opinião das outras crianças e pais que já por lá passaram, pode acontecer que a criança tenha optado juntamente com os pais uma actividade e a mesma sair frustrada por isso há que tentar novamente.

Para concluir acho mesmo que as actividades extra curriculares devem ser principalmente onde a criança se possa divertir e sentir-se bem.

1 comentário:

  1. Esse tema é muito interessante e dava "pano para mangas". Mas como os meus filhos já são homens e os tempos bem diferentes de há 20 anos atrás(ou seja estou desactualizado...)parece-me existirem dois principios básicos na matéria.
    Um é deixar as crianças,de facto, escolherem as actividade que mais lhes interessem.
    Outro é os pais não olharem para essas actividades como uma forma de terem de "aturar" menos tempo os filhos.

    ResponderEliminar